Seis inovações que podem impactar a saúde nos próximos anos
Escrito por: Luiz Furchi
Sharecare aponta quais são as 6 principais tendências que devem impactar a saúde no futuro, os benefícios gerados e como adotar essas soluções.
Se a transformação digital já vinha causando mudanças profundas no setor de saúde suplementar, a crise causada pela Covid-19 acelerou ainda mais esse processo. Por um lado, as operadoras buscam melhorar a qualidade do serviço, otimizar recursos e reduzir custos assistenciais. Por outro, a inovação na saúde está mudando nossa forma de pensar esses processos, mesmo nos atendimentos mais básicos.
Mas, afinal, o que há de tão diferente no canário atual? Abaixo, a Sharecare mostra quais são a 6 principais inovações que devem impactar a saúde pelos próximos anos, além de detalhar como isso está acontecendo, os benefícios gerados e como adotar essas soluções nos serviços oferecidos pelo setor, tornando-se referência entre os pacientes.
Telemedicina
No contexto da pandemia, uma tecnologia que rapidamente ganhou espaço no setor de saúde suplementar foi a telemedicina. O conceito se refere ao atendimento e suporte diagnóstico oferecido aos pacientes de forma remota. Isso inclui ainda emissão de laudos e interpretação de exames, por exemplo.
Entre os benefícios que impulsionaram a adoção da tecnologia, podemos citar o aumento da capacidade de atendimento, sobretudo em cidades e regiões mais isoladas. Somando a isso, a pandemia do Covid-19, e a necessidade de distanciamento social que ela causou, trouxe a demanda das alternativas para prover o serviço sem aumentar o risco de contaminação existente em um Pronto-Socorro muito cheio.
Na prática, quem adota essa tecnologia se torna uma referência entre os pacientes, aumentando as chances de crescimento no negócio. Um relatório publicado pela consultoria internacional McKinsey Global Institute, por exemplo, aponta as ações já em andamento, como essa, podem reduzir a carga de doença de 6 a 10% em todo o mundo nos próximos 20 anos.
Em outras palavras, a Telemedicina se destaca como uma das tecnologias que provem melhorias consideráveis nos serviços oferecidos, trazendo ainda benefícios para os negócios.
Para ver a matéria original do site Revista Apólice, clique aqui.